quarta-feira, 10 de julho de 2013

Gastos no pós operatório da cirurgia bariátrica!

Estou em outra fase,bemmm longe do pós,mas lembro com carinho dessa fase...
Uma fase cheia de medos,inseguranças,incerteza,mas uma certeza:eu ia sim ser magra...
O tempo passou e cá estou eu,76 kgs a menos que a 2 anos e quase 3 meses atras (faço 2 anos e 3 meses no próximo dia 12),mas como vocês puderam perceber pelo título,hoje vou escrever o valor mais ou menos que eu gastei no pós imediato...
Muitas pessoas com essa dúvida,inclusive nos grupos que participo,claro que o valor varia muitoooo de equipe para equipe,de protocolo médico para protocolo médico,de nutricionista para nutricionista,mas é mais ou menos para se ter uma noção de valores...Claro vou por os valores que eu paguei na época (mais ou menos os valores,né?e isso a mais de dois anos),mas acho que dá pra se ter uma média...
O que eu aconselho é quem vai operar pedir com antecedência para seu cirurgião,os remédios que ele pede no pós,e para nutricionista os suplementos ou vitaminas,e perguntar quais os alimentos da dieta liquida,assim dá pra se ter uma noção do que se vai gastar...
Bom vou postar o que eu gastei:
*Meias de compressão: R$100,00 (usei as botas tambem,mas por precaução usei as meias assim que sai da SR por 15 dias consecutivos,só tirava para tomar banho)
*20 injeções de clexane R$500,00 (esse é o protocolo da minha equipe,tem equipe que manda tomar 5,outras 2,outras inclusive nem mandam tomar nenhuma pós alta)
*lisador : R$15,00 (remédio para dor e febre) nunca tomei,não houve necessidade.
*Transpore R$13,00 (minha cirurgia foi aberta e meu cirurgião reocomendou fazer um curativo com gase e micropore nos primeiros dias,lavando com água e sabonete protex ,depois de uma semana de cirurgia até uns 20 dias mais ou menos,ele pediu só para usar o micropore em cima da cicatriz após lavar com protex,para não pegar sujeira,fiquei com alergia do micropore e comprei esse transpore,ele é mais caro,mas realmente é antialérgico)
*Omeprazol:R$ 13,00 com 60 capsulas
*Luftal R$10,00 (esse todo mundo conhece,né?para gases,usei pouquissimo)
*Cinta :Com a equipe que opero,eles dão a cinta para todos operados...Não sei se ainda dão,pq quando operei a maioria das cirurgias eram abertas,agora são por vídeo.
   Suplementação
*Resource protein R$95,00 (protína sem sabor,sem açucar sem lactose,é uma latinha pequena do tamanho das de nescau,hj em dia fiquei sabendo que a minha nutri tambem da a opção de albumina na dieta liquida)
*Nutren active: R$25,00 (composto vitamínico enriquecido com calcio,tomava misturado com leite,iogurte ou vitamina)
  Alimentação
Foi muitoooo barato...Muito mesmo...Comprei antes de operar:leite desnatado,iogurte light sem açucar (molico),água mineral,chá,água de coco,carne magra.
Quando fui para o hospital deixei pra minha mãe R$50,00 pra ela comprar as frutas dos sucos e as verduras do caldo e ela me devolveu R$40,00,sim pq para fazer uma receita do caldo da nutri era tudo muito pouco:um punhado de cada legume,isso da menos que uma unidade,e fruta para os sucos era tão pouquinho que eu só tomava suco de laranja do céu,maçã e melão,e mesmo todo mundo tomando "meus restos" sobrou fruta,rs...
Produtos de uso pessoal:
*sabonete protex liquido R$7,00
*pijamas : R$ 46,00 em 2 pijamas (comprei o tecido e mandei fazer,foram R$30,00 em tecido e R$8,00 de mão de obra de cada um)
Dicas:o que conseguir comprar antes compre...Normalmente os suplementos e o anticoagulante (clexane ou versa) são os mais caros,então procure saber se vai usar,qual,a quantidade e compre antes...
Na dieta liquida não existem muitas opções mesmo,liquido é liquido...Eu podia leite e iogurte,mas muitas equipes não liberam,ja conheço gente que podia tomar gatorade  e gelatina eu não.
O gasto pós cirurgico vai depender principalmente das suas comorbidades no pré operatório,as medicações são para evitar problemas futuros.
Se foi recomendado o uso de algum suplemento ou vitamina,nem pense em deixar de usar,principalmente na dieta liquida,essa é uma fase de desnutrição e cicatrização,toda a alimentação nessa fase é estudada por profissionais,e de extrema importância para o sucesso da cirurgia,do emagrecimento e principalmente para evitar complicações.
E se alguem tiver alguma dúvida,ou algum tema para um post em que eu possa ajudar,ja sabem né?
Grita aê...
Não sou nutricionista,nem médica,muito menos profissional da área da saúde,mas sou um ser humano,que sofreu com a obesidade e acho "digno" a troca de experiências,sem auto promover...
Não sei de tudo,mas sei do que vivi...
Ummmm beijoooo...
Ahhhhhhh e hoje aumentei o peso maissss nas pernas e glúteos baby....Meus quadríceps,ja estão dando bemmmm o ar da graça....
E sexta conto como foi a consulta com "a nova nutricionista desportiva"!!!!
Agora é rumo ao corpo desenhado,delineado e saradooooooooooo.

Um comentário:

Unknown disse...

Amei o post!!!
vou operar em breve... copiei e colei em arquivo pra eu anotar tudo no meu caderninho...rs
Um abraço, gosto mt dos seus post!!!

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP